quinta-feira, 19 de julho de 2012

* Realização da Buscativa e Tratamento de Tracoma (BATR) nas escolas do município*


A equipe de Vigilância Epidemiológica, nesse ano de 2012, organizou uma campanha para identificar nas Escolas se existem crianças e adolescentes com algum problema de visão. A ação tem por intuito detectar possíveis casos de tracoma nos alunos que frequentam a escola.

O tracoma é uma doença de grande disseminação no mundo e constitui-se numa importante causa de cegueira. A faixa etária mais acometida é de crianças de 1-10 anos que apresentam a forma ativa da doença. Ele é geralmente descrito em locais com precárias condições de vida, com inadequadas condições de habitação, grande concentração populacional, precariedade do saneamento básico e baixos níveis educacional e cultural, além disso, outros fatores são a presença de insetos vetores, deslocamentos populacionais e presença de outras doenças oculares.

Esta ação tem um caráter contínuo, um Agente de Endemias, especializado para desenvolver o trabalho, Sr. Argemiro, realiza visitas mensais as escolas do nosso município e identificando os estudantes que apresentam algum problema, encaminha para Secretaria Municipal de Saúde, onde o paciente será medicado e tratado. Seis meses após a visita o agente volta para fazer novos exames.   

O número de casos dessa doença veio diminuindo consideravelmente em todo o Brasil. O Ministério da Saúde vem mantendo ações de controle nas regiões com maior prevalência, através da Fundação Nacional da Saúde, estando o controle da doença na Gerência Técnica Nacional de Endemias Focais.


Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.