quarta-feira, 18 de julho de 2012



A inclusão digital é uma prática que vem ganhando destaque nas estratégias governamentais, visando a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Tudo isso é importante, pois um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
Nesse sentido, são desenvolvidas ações governamentais no sentido de permitir a inclusão digital e, dentre essas estratégias, destaca-se o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
Nesse contexto, Barrocas foi contemplada com esse programa, com 13 escolas beneficiadas, sendo 11 da zona rural (Povoados de Minação, Rosário, Lagoa da Cruz, Ipoeira, Alto Alegre, Ouricuri, Nova Brasília, Ladeira, Alambique, Barreiras e Santa Rosa) e 02 da zona urbana (Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio e Grupo Escolar Agenor de Freitas).
Assim, essas escolas receberam do programa computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, o município investiu em estrutura adequada para receber os laboratórios e em capacitação dos educadores para uso das máquinas e tecnologias.
O ProInfo vem representando, portanto, um importante programa para ajudar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes nessas unidades de ensino, bem como para promover uma inserção desses alunos no mundo da tecnologia da informação, permitindo produzir e disseminar conhecimentos.

Grêmio Estudantil


O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. Sendo o órgão máximo de representação dos estudantes da escola, a atuação no grêmio permite aos estudantes defender seus direitos e interesses e aprender ética e cidadania na prática.

Dessa maneira, entre os objetivos do grêmio estudantil, destaca-se: congregar e representar os estudantes da escola; defender seus direitos e interesse; cooperar para melhorar a escola e a qualidade do ensino; incentivar e promover atividades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais; realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional

Dentre as muitas atividades que o grêmio pode realizar, destaca-se: integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc; cursos de artesanato; campeonatos esportivos nas diversas modalidades; palestra sobre, violência, drogas, sexualidade e meio ambiente, etc; campanhas de agasalho, de alimentos e de outros recursos para as populações carentes; jornal da escola; premiação dos alunos destaques nas diversas modalidades.

Dentro desse âmbito, algumas escolas do município de Barrocas formaram seus respectivos grêmios estudantis, de forma democrática, através de votação dos alunos, a fim de garantir que haja a defesa dos direitos dos estudantes e incentivando uma gestão democrática da escola.

Confira as fotos desse momento tão importante no Álbum do nosso Blog.

Educação e Meio Ambiente




O cuidado com o meio ambiente é uma discussão recorrente em diversas instâncias sociais, organizações e também nas escolas, que tratam de temas como a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros, na tentativa de amenizar os impactos provocados pela ação humana sobre a natureza.

Tendo isso em vista, em inúmeros contextos são desenvolvidas ações voltadas para a conscientização e preservação do Meio Ambiente, trazendo a tona os problemas e implantando medidas que permitam abrandar o impacto gerado. Nesse contexto, as escolas revelam-se como espaços prioritários para o desenvolvimento dessas ações, uma vez que pode influenciar na formação de cidadãos conscientes da necessidade de preservação, podendo, assim, agir de forma mais correta frente a esses problemas.

No cenário de Barrocas, destacam-se algumas ações, projetos e estratégias desenvolvidos no âmbito de algumas escolas, envolvendo os estudantes e incentivando a adoção de atitudes conscientes e corretas no sentido de contribuir para a promoção de um Meio Ambiente equilibrado e saudável. Essas ações, que começam com a preservação do espaço da escola, com a criação de hortas, a campanha “jogue o lixo no lixo”, a preservação do patrimônio escolar, a comemoração do Dia do Meio Ambiente, dentre outras ações, podem ser adotadas também no convívio social desses estudantes, melhorando, assim, sua relação com a natureza.


Confira as fotos dos projetos desenvolvidos por várias escolas do nosso município, no ÁLBUM do nosso Blog.