SAÚDE


*PSE: Escola Luíza Cecília*

O Programa Saúde na Escola - PSE caminha de vento polpa, agora o tema a ser discutido é sobre a “Hepatite”.

"Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo dálcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios).
Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. A hepatite. Apesar de existir vacina contra o vírus da hepatite A (HAV), a melhor maneira de evitá-la se dá pelo saneamento básico, tratamento adequado da água, alimentos bem cozidos e pelo ato de lavar sempre as mãos antes das refeições.
Hepatite B e Hepatite C: os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas, daí o cuidado que se deve ter nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação ou tatuagem. O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de camisinha". 

A Escola visitada foi Luiza Cecília, em Minação, a dentista Karine Lima Pedreira, com a equipe do PSF: Eliecy Souza e Helenauva Menezes, ministrou palestras sobre  “Os tipos de Hepatites”, além de ressaltar sobre a higiene pessoal, elemento fundamental para prevenir e afastar as doenças e citou várias dicas para manter a higiene.
As turmas contempladas foram do 7° ano B, 8° e 9° ano, os estudantes se mostraram muito interessados.
Agradecemos as equipes do PSF por colaborarem na formação das nossas crianças e adolescentes essa parceria é de fundamental importância.

Confira mais fotos dessa atividade no Álbum do nosso Blog


* Ações continuadas do PSE *





O Programa de Saúde na Escola além das visitas para o Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento das Crianças e Adolescentes - ACD com avaliação de Peso e Medida e verificação no cartão de vacinação. Também organizou a visitas de Dentista com sua equipe nas escolas da Rede Rede Municipal de Ensino. 

Foram realizadas palestras em cada turma sobre Saúde bucal, enfatizou sobre os cuidados durante a escovação e sua importância, houve um momento dedicado especialmente a pratica de escovação. Foram realizadas avaliações,  e aplicação de flúor.

Apesar da resistência inicialmente, as crianças mostraram grande participação nas atividades propostas.

Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.

** Programa Saúde na Escola (PSE) **


Toda e qualquer ação, projeto, programa ou estratégia utilizada no âmbito da promoção da saúde representa elemento importante que merece atenção e cuidado para que sua efetivação possa trazer benefícios para a comunidade na qual foi implantado.

No contexto de Barrocas, destaca-se o Programa Saúde na Escola (PSE), implantado no final do ano de 2010 no município, como uma forma de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Tendo em vista os objetivos do programa, em 2010, foi realizado um levantamento, nas escolas, das principais necessidades e dos temas mais urgentes a serem debatidos. Assim, a equipe da Secretaria de Saúde pôde estabelecer um planejamento para atacar as vulnerabilidades encontradas nas unidades escolares.

Assim, em 2011, com o planejamento feito, foi possível efetivar algumas ações nas escolas municipais no sentido de amenizar ou acabar com os problemas detectados. Nesse âmbito, os temas iniciais foram as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), as drogas e a gravidez na adolescência, abordados através de palestras, momentos de tirar dúvidas e outras ações que serviram como uma medida preventiva e/ou corretiva para tais problemas.

Dando continuidade ao PSE, em 2012, a equipe da Secretaria de Saúde, fez uma avaliação antropométrica dos estudantes (crianças e adolescentes), que é um método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global. Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são as medidas primárias (utilizadas isoladamente), como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros. De posse dessas informações, a equipe pôde avaliar a saúde global dos estudantes, realizou oficinas com nutricionistas e encaminhando para a Secretaria de Saúde os casos que mereciam maior atenção e tratamento médico.

Para ser uma ação completa a equipe do PSE também realizou durante as visitas vacinação da Hepatite B e fez uma avaliação do Cartão de Vacina, atualizando as vacinas das crianças e jovens até 24 anos. 


Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.  

Em atenção aos adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde realizou durante a “Semana da Juventude”, palestras na Unidade de Saúde João Olegário de Queiroz, como uma forma de envolver, orientar e proporcionar momentos de esclarecimentos e educação para os jovens do município.
Nessa oportunidade, os adolescentes puderam conhecer o Programa Saúde da Família (PSF), que representa uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. Além disso, puderam falar sobre o que esperam do Serviço no município, representando um momento importante para conhecer as expectativas e tirar dúvidas dos mesmos em relação ao PSF.
Ademais, os adolescentes participaram de palestras a respeito dos cuidados pessoais com a saúde, bem como de temas como gravidez na adolescência, entre outros, que são pertinentes, já que esses jovens estão em processo de formação de personalidade, podendo ser crucial para o desenvolvimento de atitudes conscientes e corretas na vida em sociedade desses adolescentes.
A “Semana da Juventude” representou, portanto, um momento de grande valia para os adolescentes do município, uma vez que permitiu o conhecimento de ações de saúde preventiva, bem como de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, sendo importante para esclarecer as dúvidas desses jovens, bem como inseri-los no processo de promoção do bem-estar social no município.

Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.


A equipe de Vigilância Epidemiológica, nesse ano de 2012, organizou uma campanha para identificar nas Escolas se existem crianças e adolescentes com algum problema de visão. A ação tem por intuito detectar possíveis casos de tracoma nos alunos que frequentam a escola.

O tracoma é uma doença de grande disseminação no mundo e constitui-se numa importante causa de cegueira. A faixa etária mais acometida é de crianças de 1-10 anos que apresentam a forma ativa da doença. Ele é geralmente descrito em locais com precárias condições de vida, com inadequadas condições de habitação, grande concentração populacional, precariedade do saneamento básico e baixos níveis educacional e cultural, além disso, outros fatores são a presença de insetos vetores, deslocamentos populacionais e presença de outras doenças oculares.

Esta ação tem um caráter contínuo, um Agente de Endemias, especializado para desenvolver o trabalho, Sr. Argemiro, realiza visitas mensais as escolas do nosso município e identificando os estudantes que apresentam algum problema, encaminha para Secretaria Municipal de Saúde, onde o paciente será medicado e tratado. Seis meses após a visita o agente volta para fazer novos exames.   

O número de casos dessa doença veio diminuindo consideravelmente em todo o Brasil. O Ministério da Saúde vem mantendo ações de controle nas regiões com maior prevalência, através da Fundação Nacional da Saúde, estando o controle da doença na Gerência Técnica Nacional de Endemias Focais.

Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.

Dia do Idoso em Barrocas!




Aqui no Brasil comemoramos o Dia do Idoso em 27 de setembro estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal.
As Equipes de Saúde da Família (ESF) do nosso município estará realizando nesta semana, de 03 a 07 de outubro, em suas respectivas áreas palestras, salas de esperas, enfim, contemplando os nossos idosos com informações no sentido de buscar uma vida saudável.

VIVER A VIDA SEM PERDER O SABOR É ENVELHECER COM SAÚDE!

Procure seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou Unidade de Saúde para maiores informações.




Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS)
Aviso
Os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS devem portar o Cartão Nacional de Saúde, conhecido como Cartão SUS, ao dirigir-se às unidade de saúde. Esta é uma medida do Ministério da Saúde para organizar o fluxo de todo serviço prestado.
Voce que ainda não possue seu Cartão procure a Secretaria Municipal de Saúde de Barrocas na rua Maria das Dores, S/N, 1º andar, Centro e tenha em mãos todos os documentos possíveis.

Todos devem ter o Cartão Nacional de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário