sexta-feira, 13 de julho de 2012


* RECREIO DIRIGIDO: UM GRANDE DIFERENCIAL NO FAZER PEGAGÓGICO DO CEDJV *

Segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa, RECREAÇÃO significa: “divertimento, brincadeira. Aquilo que alegra, diverte. Lugar de recreio. Período de descanso entre as aulas, num dia letivo”. Diante disso, a equipe do CEDJV se preocupa em garantir esse direito aos alunos sem que haja situações desagradáveis durante esse tempo destinado ao lanche e ao descanso entre as aulas. Para isso, desde o ano letivo de 2009 foi implantado o recreio dirigido nessa Instituição Escolar, que consiste no monitoramento de todas as áreas do colégio pelos seus funcionários de apoio.

Assim, com o decorrer do tempo foram ocorrendo mudanças significativas no comportamento dos alunos, diminuindo a incidência de desentendimentos, agressões e discussões. Desse modo, durante o recreio os estudantes se divertem com jogos pedagógicos como dama, xadrez, quebra-cabeças, etc, além de pular corda, jogar futebol dentre outras brincadeiras.

Desta maneira, pode-se perceber, que com gestão, participação e organização, a escola se aprimora, cresce e se fortalece oferecendo aos estudantes um ambiente mais propicio ao seu desenvolvimento tanto intelectual quanto moral, fundamentais para formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.




* AÇÕES DO PROJETO BAÚ DE LEITURA *

O Projeto Baú de Leitura esta presente no nosso município há 10 anos, tem como objetivo tornar a processo de aprendizagem mais prazerosa, valorizando a leitura.

Este projeto conta com o apoio do UNICEF, do MOC e da Prefeitura Municipal de Barrocas, tem contribuído para a melhoria da qualidade da educação, incentivando as crianças e adolescentes a leitura prazerosa.

O projeto busca alcançar o maior número de crianças e adolescentes nos mais diversos ambientes, tanto nas salas de aula da rede regular de ensino como nos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Existe uma dinâmica que faz com que a galera envolvida no projeto se mantenha atraída dentro desse universo. Acontecem deste contaçao de história envolvendo apenas uma turma, como intercâmbios de leitura a nível municipal e intermunicipal. Também são explorados os dotes artísticos de quem esta envolvido no projeto. Acontecem apresentações teatrais, musicais, recitais e outros. E não pensem que para por ai, a comunidade também é convidada a participar desse eventos.
  
Tivemos a PARADA DE LEITURA, onde educadores e educandos organizaram uma exposição de livros, vídeos com contação de História, momentos de contação de história, muita música e dinâmicas. 

Foram entregues Baús para novas turmas unido o Projeto Baú de Leitura ao CAT aumentando a extensão do projeto para as Escolas de Ensino Fundamental do Campo. 

Acontecem também trocas de Baú de Leitura, com foi registrado no dia 02/03/2012 pela  professora Jirlene do 4º ano no Centro Educacional Desembargador Júlio Virginio, onde os alunos preparam as boas vindas  do novo Bau trazido pela coordenadora com muita alegria e entusiasmo. 


Assim, o Projeto continua crescente e cada vez mais presente na vida das nossa crianças e adolescentes ampliando o universo de leitura e transformando-as em leitores mais críticos e participativos.


Confira as fotos dos eventos do Projeto Baú de Leitura  no ÁLBUM do nosso Blog.


ESCOLA DE MÚSICA


Barrocas sempre foi um município reconhecido por sua população se dedicar a música. Nas ruas da cidade sempre são encontrados grupos de adolescentes reunidos tocando violão e cantando. Sem contar que inúmeros grupos musicas realizam shows por toda a região, tem barroquenses tocando em bandas famosas e até fora do Brasil.

Assim, no dia 17 de abril de 2012, iniciou as aulas da Escola de Música, localizada na Avenida Antonio Pinheiro da Mota, nº 138, um Projeto elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, utilizando o prêmio conquistado pelo município, SELO UNICEF 2008 - Município Aprovado, que tem como publico alvo crianças e adolescentes que participem do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, bem como aquelas que estejam em situação de violação de direitos, buscando promover a inclusão sócio-cultural de crianças e adolescentes por meio da música. O Projeto Escola de Música tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Barrocas e a Empresa de Mineração YAMANA.

As crianças e adolescentes tem acesso, na Escola de Música, a aulas de violão e teclado, onde podem desenvolver novas habilidades, como autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração. Portanto, esse projeto representa um marco importante para o melhoramento e enriquecimento das atividades sócio-educativas e culturais realizadas no município, sendo essencial para fortalecer a cultura musical de Barrocas.   

Confira mais fotos da Escola de Música no Álbum do nosso Blog
No dia 27 de abril de 2012, aconteceu a tão sonhada inauguração da ECOTECA: a biblioteca ecológica, no Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio - CEDJV. Foi realizada uma pequena cerimônia solene com a presença de representantes da YAMANA e de autoridades do nosso município.
A cerimônia teve início com Maria Aparecida da YAMANA falando o que é a ECOTECA e a sua importância, além de como a presença dela no CEDJV vai trazer benefícios para a aprendizagem dos alunos. Em seguida convidou os representantes municipais e a gerencia da Mineração Fazenda Brasileiro para proferirem seus discursos.
Discursaram o gerente coorporativo de responsabilidade social da YAMANA Osvaldo Júlio da Silva Filho, Kátia responsável pela construção da ECOTECA, o prefeito José Almir, o Coordenador Augusto Heider como representante da Secretaria de Educação e a diretora Ana Lúcia de Jesus Mota. Todos enfatizaram a importância do incentivo a leitura para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e por parte dos representantes do nosso município todos demonstraram a alegria de ter sido contemplados pelo projeto e expressaram seus agradecimentos a YAMANA.
Depois disso, foram realizadas apresentações feitas pelos alunos, o 4º ano da pró Aline fez a leitura de um jogral sobre leitura e uma coreografia da música Leitura de Xuxa e o 4º ano da Pró Jirlene cantou uma paródia sobre a ECOTECA. Para finalizar, o poeta-mirim Ramon Queiroz recitou o poema intitulado “ECOTECA a biblioteca ecológica”.
Por fim todos foram convidados a conhecer a ECOTECA, esse momento foi de grande entusiasmo por parte dos alunos, todos ficaram muito felizes ao contemplarem os livros. 
...

E no dia 18 de maio de 2012, durante o recreio, houve a abertura da ECOTECA onde foram realizadas contações de história com fantoches pelas responsáveis pelo espaço (Naiane e Maria Andrade), com a participação de alunos do 4º ano matutino (Ruan Silva e Dirlane) e do 5º ano vespertino (Luiz Carlos e Michelly). E os estudantes da Educação Infantil ficaram maravilhados com as apresentações.




Confira mais fotos no Álbum do nosso Blog.