sexta-feira, 20 de julho de 2012

* Ações continuadas do PSE *








O Programa de Saúde na Escola além das visitas para o Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento das Crianças e Adolescentes - ACD com avaliação de Peso e Medida e verificação no cartão de vacinação. Também organizou a visitas de Dentista com sua equipe nas escolas da Rede Rede Municipal de Ensino. 


Foram realizadas palestras em cada turma sobre Saúde bucal, enfatizou sobre os cuidados durante a escovação e sua importância, houve um momento dedicado especialmente a pratica de escovação. Foram realizadas avaliações,  e aplicação de flúor.


Apesar da resistência inicialmente, as crianças mostraram grande participação nas atividades propostas.


Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.










  



Toda e qualquer ação, projeto, programa ou estratégia utilizada no âmbito da promoção da saúde representa elemento importante que merece atenção e cuidado para que sua efetivação possa trazer benefícios para a comunidade na qual foi implantado.

No contexto de Barrocas, destaca-se o Programa Saúde na Escola (PSE), implantado no final do ano de 2010 no município, como uma forma de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Tendo em vista os objetivos do programa, em 2010, foi realizado um levantamento, nas escolas, das principais necessidades e dos temas mais urgentes a serem debatidos. Assim, a equipe da Secretaria de Saúde pôde estabelecer um planejamento para atacar as vulnerabilidades encontradas nas unidades escolares.

Assim, em 2011, com o planejamento feito, foi possível efetivar algumas ações nas escolas municipais no sentido de amenizar ou acabar com os problemas detectados. Nesse âmbito, os temas iniciais foram as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), as drogas e a gravidez na adolescência, abordados através de palestras, momentos de tirar dúvidas e outras ações que serviram como uma medida preventiva e/ou corretiva para tais problemas.

Dando continuidade ao PSE, em 2012, a equipe da Secretaria de Saúde, fez uma avaliação antropométrica dos estudantes (crianças e adolescentes), que é um método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global. Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são as medidas primárias (utilizadas isoladamente), como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros. De posse dessas informações, a equipe pôde avaliar a saúde global dos estudantes, realizou oficinas com nutricionistas e encaminhando para a Secretaria de Saúde os casos que mereciam maior atenção e tratamento médico.

Para ser uma ação completa a equipe do PSE também realizou durante as visitas vacinação da Hepatite B e fez uma avaliação do Cartão de Vacina, atualizando as vacinas das crianças e jovens até 24 anos. 


Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.  



Em atenção aos adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde realizou durante a “Semana da Juventude”, palestras na Unidade de Saúde João Olegário de Queiroz, como uma forma de envolver, orientar e proporcionar momentos de esclarecimentos e educação para os jovens do município.
Nessa oportunidade, os adolescentes puderam conhecer o Programa Saúde da Família (PSF), que representa uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. Além disso, puderam falar sobre o que esperam do Serviço no município, representando um momento importante para conhecer as expectativas e tirar dúvidas dos mesmos em relação ao PSF.
Ademais, os adolescentes participaram de palestras a respeito dos cuidados pessoais com a saúde, bem como de temas como gravidez na adolescência, entre outros, que são pertinentes, já que esses jovens estão em processo de formação de personalidade, podendo ser crucial para o desenvolvimento de atitudes conscientes e corretas na vida em sociedade desses adolescentes.
A “Semana da Juventude” representou, portanto, um momento de grande valia para os adolescentes do município, uma vez que permitiu o conhecimento de ações de saúde preventiva, bem como de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, sendo importante para esclarecer as dúvidas desses jovens, bem como inseri-los no processo de promoção do bem-estar social no município.

Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.