EDUCAÇÃO

** Comemorações do mês de Agosto**










O mês de agosto foi bastante comemorativo nas instituições escolares. E não foi diferente na  da rede municipal de ensino do nosso município. Foram planejadas e desenvolvidas atividades que proporcionaram aos estudantes espaços  para expressar e valorizar a cultura e cidadania.


A semana do dia do Estudante foi bastante dinâmica concluída com muita comemoração. Foram realizadas intercâmbios intermunicipais (como a visita a ECOTECA no Centro Educacional por outras escolas) e várias atividades, desde desfiles, jogos, competições esportivas, gincanas, passeios e outros.

Adicionar legenda
O 22 de agosto, também foi recebido com bastante festejos, priorizando a cultura da nossa região foram realizadas várias apresentações culturais por todo o município.

Confira as fotos desses eventos no Álbum do nosso blog e vejam o quanto nossos estudantes estão crescendo no campo da cidadania.    


** Devolução CAT - Esc. João Francisco Pereira - Barreiras**



No dia 06 de agosto de 2012, na Escola João Francisco realizou a primeira devolução do projeto CAT, da I e II unidade com a temática “Cidadania no Contexto do Semiarido” e Subtemas: Identidade (pessoal, familiar e local); Relações interpessoais (gênero e valores); Manifestações culturais (preparação do solo).
Foi um encontro bastante produtivo e divertido que buscou a contínua aproximação dos pais no espaço escolar, além de valorizar a vida no campo, mais especificamente,no semiárido.
Houve apresentação dos alunos, o 3º ano apresentou uma poesia sobre identidade; - a turma do 4º ano apresentou para os Pais um jogral sobre drogas - o 5º ano apresentou uma parodia sobre drogas na melodia da música Vida de Empreguetes e poemas com a temática Seca no Sertão.

Confira abaixo as produções das crianças e adolescentes.

Parodia sobre drogas
Melodia da música Vida de Empreguetes elaborada pelas alunas (Anailma dos Santos, Deisiane de Jesus, Dhéfica dos Santos e Maryvânia Santos) do 5º ano da Escola João Francisco Pereira (Barrocas).

O meu pai acorda cedo
Mora longe do emprego
Quando volta para casa ele está embriagado

Sempre tá cheia a condução
Minha mãe esfrega o chão
O meu pai chega em casa com uma garrafa na mão
Queria ver meu pai não beber e fumar
Eu ia rir de me acabar

A patroa de meu pai sempre está embriagada
Só sabe explorar ela não vale nada
Minha mãe quis pintar o cabelo dela
Meu pai alcoolizado derramou a tinta nela

Queria ver meu pai não beber e fumar
Eu ia rir de me acabar

Queria ver mamãe não mais chorar
Eu ia rir de me acabar

POEMAS SOBRE O TEMA SECA NO SERTÃO
1
Ó Deus da natureza
Manda chuva para o sertão
Já não há felicidade
E nem há mais a plantação
(Dhéfica dos Santos da Natividade)
2
A seca o chão rachou
O passarinho já voou
Os animais já estão fraquinhos
E a chuva não chegou.
(Dhéfica dos Santos da Natividade)
3
Vida minha, vida bela
Quer que eu faço para chover
Peço a Deus toda noite
Até o dia amanhecer
Tanta noite acordada
Que não podia mais dormir
Quando foi na madrugada
Chuva do céu começou a cair.
(Dhéfica dos Santos da Natividade)
4
No sertão tem passarinho
No sertão tem carcará
No sertão tem tantas aves bonitas
Que vivem no céu a cantar.
(Willian Andrade Santos) 

Confira as fotos no Álbum do nosso Blog



**Visitas a Ecoteca**

Na semana do estudante a ECOTECA recebeu visitas dos alunos do Grupo Escolar Agenor de Freitas e a Escola João Francisco Pereira.

Turmas Agenor de Freitas

Turmas João Francisco Pereira

Foi um momento de grande magia, foram contadas histórias com fantoches pelas responsáveis do espaço (Leidiane e Maria Andrade) e as crianças desfrutaram do universo literário individualmente. Também fizeram suas carteirinhas de sócias para poder curtir os livros em casa.  

Confira as fotos desse momento no Álbum do nosso Blog




No dia 20 de julho as Turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, do Centro Educacional, acompanhados pela professora Jirlene, viajaram pelo universo da leitura.
  4º ano A - MATUTINO



4º ano C - Vespertino

O evento teve como objetivo despertar a criatividade dos alunos através da leitura visual, tendo como facilitadoras as professoras responsáveis pela ECOTECA Maria Andrade e Naiane Queiroz. As atividades foram bastantes produtivas como resultado as crianças criaram novas histórias e partilharam com os seus colegas. 
Confiram as fotos da atividade no Álbum do nosso Blog.


O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. Sendo o órgão máximo de representação dos estudantes da escola, a atuação no grêmio permite aos estudantes defender seus direitos e interesses e aprender ética e cidadania na prática.

Dessa maneira, entre os objetivos do grêmio estudantil, destaca-se: congregar e representar os estudantes da escola; defender seus direitos e interesse; cooperar para melhorar a escola e a qualidade do ensino; incentivar e promover atividades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais; realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional

Dentre as muitas atividades que o grêmio pode realizar, destaca-se: integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc; cursos de artesanato; campeonatos esportivos nas diversas modalidades; palestra sobre, violência, drogas, sexualidade e meio ambiente, etc; campanhas de agasalho, de alimentos e de outros recursos para as populações carentes; jornal da escola; premiação dos alunos destaques nas diversas modalidades.

Dentro desse âmbito, algumas escolas do município de Barrocas formaram seus respectivos grêmios estudantis, de forma democrática, através de votação dos alunos, a fim de garantir que haja a defesa dos direitos dos estudantes e incentivando uma gestão democrática da escola.


** PROINFO **


A inclusão digital é uma prática que vem ganhando destaque nas estratégias governamentais, visando a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Tudo isso é importante, pois um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
Nesse sentido, são desenvolvidas ações governamentais no sentido de permitir a inclusão digital e, dentre essas estratégias, destaca-se o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
Nesse contexto, Barrocas foi contemplada com esse programa, com 13 escolas beneficiadas, sendo 11 da zona rural (Povoados de Minação, Rosário, Lagoa da Cruz, Ipoeira, Alto Alegre, Ouricuri, Nova Brasília, Ladeira, Alambique, Barreiras e Santa Rosa) e 02 da zona urbana (Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio e Grupo Escolar Agenor de Freitas).
Assim, essas escolas receberam do programa computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, o município investiu em estrutura adequada para receber os laboratórios e em capacitação dos educadores para uso das máquinas e tecnologias.
O ProInfo vem representando, portanto, um importante programa para ajudar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes nessas unidades de ensino, bem como para promover uma inserção desses alunos no mundo da tecnologia da informação, permitindo produzir e disseminar conhecimentos.



** Devolução do CAT **



Um processo bastante importante no trabalho da Ficha Pedagógica do CAT é o que chamamos de devolução, ou seja, é o transformar, em que o conhecimento crítico produzido sobre a realidade estudada conduz a uma ação comunidade.
 É um momento chave de integração escola-comunidade, onde os três sujeitos do processo educacional (professor, alunos, pais/comunidade) se encontram, somam forças e criatividade em busca de uma realidade melhor. Consiste em levantar os problemas na comunidade, por ocasião do conhecimento de dados do “Conhecer” e buscar possibilidades de solucionar as questões, tanto no âmbito das comunidades, como também envolvendo outros sujeitos, ou ainda demandar ações mais integradas, a nível do próprio município.

Por: Elizângela Oliveira- Coordenadora Pedagógica CAT
        Edna Pereira – Coordenadora Pedagógica CAT

>> Veja mais fotos no álbum. 





No dia 27 de abril de 2012, aconteceu a tão sonhada inauguração da ECOTECA: a biblioteca ecológica, no Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio - CEDJV. Foi realizada uma pequena cerimônia solene com a presença de representantes da YAMANA e de autoridades do nosso município.
A cerimônia teve início com Maria Aparecida da YAMANA falando o que é a ECOTECA e a sua importância, além de como a presença dela no CEDJV vai trazer benefícios para a aprendizagem dos alunos. Em seguida convidou os representantes municipais e a gerencia da Mineração Fazenda Brasileiro para proferirem seus discursos.
Discursaram o gerente coorporativo de responsabilidade social da YAMANA Osvaldo Júlio da Silva Filho, Kátia responsável pela construção da ECOTECA, o prefeito José Almir, o Coordenador Augusto Heider como representante da Secretaria de Educação e a diretora Ana Lúcia de Jesus Mota. Todos enfatizaram a importância do incentivo a leitura para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e por parte dos representantes do nosso município todos demonstraram a alegria de ter sido contemplados pelo projeto e expressaram seus agradecimentos a YAMANA.
Depois disso, foram realizadas apresentações feitas pelos alunos, o 4º ano da pró Aline fez a leitura de um jogral sobre leitura e uma coreografia da música Leitura de Xuxa e o 4º ano da Pró Jirlene cantou uma paródia sobre a ECOTECA. Para finalizar, o poeta-mirim Ramon Queiroz recitou o poema intitulado “ECOTECA a biblioteca ecológica”.
Por fim todos foram convidados a conhecer a ECOTECA, esse momento foi de grande entusiasmo por parte dos alunos, todos ficaram muito felizes ao contemplarem os livros. 
...

E no dia 18 de maio de 2012, durante o recreio, houve a abertura da ECOTECA onde foram realizadas contações de história com fantoches pelas responsáveis pelo espaço (Naiane e Maria Andrade), com a participação de alunos do 4º ano matutino (Ruan Silva e Dirlane) e do 5º ano vespertino (Luiz Carlos e Michelly). E os estudantes da Educação Infantil ficaram maravilhados com as apresentações.


Confira mais fotos no Álbum do nosso Blog.


SACOLA DE LEITURA

Em maio de 2011, foi adotado nas escolas Jorge Luiz e Centro Educacional mais uma ferramenta de incentivo a leitura, o projeto envolve professores, estudantes e pais nesta empreitada.

Primeiro foram realizadas duas oficinas, uma para cada escola parra apresentação e orientação para a realização do projeto com os educadores. No segundo momento os professores tiveram um encontro com os pais ou responsáveis formando assim uma parceria com o objetivo de incentivar a leitura na família. O terceiro passo foi um momento festivo de entrega da sacola para a criança e adolescente levar até seus familiares e escolher qual livro de interesse, ler juntamente com a família e preencher uma ficha de acompanhamento pedagógico, por fim os destaques do livro escolhido são apresentados a turma.

A Sacola de Literatura está na ativa e com grande sucesso nesse final de ano, os dados serão sintetizados, analisando o grau de satisfação das famílias e avaliando o impacto da leitura presente no lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário