quarta-feira, 8 de agosto de 2012

** PSE na Escola Luíza Cecília - Minação**



O Programa Saúde na Escola - PSE caminha de vento polpa, agora o tema a ser discutido é sobre a “Hepatite”.


"Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo dálcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios).
Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. A hepatite. Apesar de existir vacina contra o vírus da hepatite A (HAV), a melhor maneira de evitá-la se dá pelo saneamento básico, tratamento adequado da água, alimentos bem cozidos e pelo ato de lavar sempre as mãos antes das refeições.
Hepatite B e Hepatite C: os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas, daí o cuidado que se deve ter nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação ou tatuagem. O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de camisinha". 

A Escola visitada foi Luiza Cecília, em Minação, a dentista Karine Lima Pedreira, com a equipe do PSF: Eliecy Souza e Helenauva Menezes, ministrou palestras sobre  “Os tipos de Hepatites”, além de ressaltar sobre a higiene pessoal, elemento fundamental para prevenir e afastar as doenças e citou várias dicas para manter a higiene.

As turmas contempladas foram do 7° ano B, 8° e 9° ano, os estudantes se mostraram muito interessados.
Agradecemos as equipes do PSF por colaborarem na formação das nossas crianças e adolescentes essa parceria é de fundamental importância.

Confira mais fotos dessa atividade no Álbum do nosso Blog.