SOCIAL

** Atividades Orientadores Sociais**
Nos dias 21 a 24 de agosto de 2012 foi realizado o planejamento das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo – 6 à 15 anos. Além do planejamento das atividades sócio-educativas também houve o Núcleo de Leitura e Planejamento do Baú de Leitura. Uma vez por mês os Orientadores Sociais se reúnem para avaliar e projetar novas atividades que serão desenvolvidas nos núcleos com as crianças e adolescentes.


Esse mês, a construção foi dinâmica e bastante produtiva os orientadores puderam experimentar a  pinturas com pó de café, confecção de capas de caderno com emborrachado, montagem de bichinhos com CD e emborrachados, estampa de camisetas com lixa de parede e giz de cera e muita contação de história.

Confira as fotos desse momento no Álbum do nosso Blog.
As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?



**2º Fórum Comunitário Selo Unicef**


O 2º Fórum foi o momento de constatar o que melhorou em relação ao diagnóstico inicial do nosso município. Além de a metodologia do Selo UNICEF, diversos conteúdos foram abordados nesta caminhada: a gestão municipal baseada nos direitos e focada em resultados concretos para a garantia dos direitos de meninos e meninas; o desenvolvimento infantil integral; a educação contextualizada e para a diversidade; a cultura; o esporte educacional; o direito à comunicação e a participação dos adolescentes.



No 2º Fórum estiveram presentes diferentes segmentos da comunidade, somando um total de 77 pessoas. Estas se reuniram para analisar quanto o município melhorou em relação ao diagnóstico inicial apresentado no 1º Fórum, o que funcionou ou o que não funcionou e como melhorar o trabalho futuro.

Também tivemos o privilégio de prestigiar as nossas crianças e adolescentes envolvidos no Projeto Escola de Música (implantada com o prêmio do BICAMPEONATO DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO), que fizeram uma belíssima apresentação. Na oportunidade também foi lançado o livro: "Poemas para quem gosta de Ler" de Ramon Queiroz (12 anos).

Vamos continuar torcendo para que o nosso município amplie a cada dia a oferta de serviços de qualidade, capazes de oportunizar para nossas crianças e adolescentes os meios necessários para o seu desenvolvimento integral. E assim, todos possam ver BARROCAS com bons olhos.

Confira as fotos no Álbum do nosso Blog.


DIREITOS E DEVERES CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Núcleo de Santa Rosa do município de Barrocas debatem sobre seus Direitos e Deveres, resultado das Conferências Livres incentivadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.







SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONSELHEIROS TUTELARES

No período de 10 a 17 de novembro de 2011 estará aberto às inscrições para a seleção pública para conselheiros tutelares. Interessados devem comparecer no CRAS (localizado na Rua Pedro Esmeraldo Pimentel, Nº 354. Das 9h às 12h e das 14h às 16h) com os seguintes documentos em mãos:
I.  Certidão negativa de antecedentes criminais;
II.  Fotocópia da carteira de identidade;
III. Fotocópia do CPF;
IV. Fotocópia do título de eleitor;
V. Fotocópia do comprovante de votação na última eleição ou de justificativa de ausência;
VI Fotocópia da certidão de reservista ou de incorporação, se do sexo masculino;
VII Entrega da cópia do comprovante de deposito identificado no valor de R$ 20,00 (vinte reais), na conta corrente número: 5.594-8, agência: 4170-X.

E estar em conformidade com requisitos exigido processo de seleção:
I. Ter vinte e um anos completos;
II. Ter ensino médio completo (antigo segundo grau);
III. Residir no município de Barrocas há pelo menos dois anos;
IV. Ter reconhecida idoneidade moral;
V. Ser brasileiro e estar em pleno exercício dos direitos políticos;
VI. Estar em dia com as obrigações eleitorais;
VII. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.


Para mais informações, consultar o edital no link: http://www.io.org.br/sitesMunicipios/temp/2011_11_07104000791.pdf
Errata que dispõe informações sobre o depósito: http://www.io.org.br/sitesMunicipios/temp/2011_11_08106000791.pdf


II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

No dia 30 de setembro de 2011 foi realizada a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Auditório do Colégio Municipal de Barrocas, teve como discussão principal o tema: “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes.”. Compareceram cerca de 110 pessoas. Dentre elas se encontravam entidades da sociedade civil organizada e funcionários de educação, saúde e assistência social com atuação direta na área de criança e adolescente.
Objetivando fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e o adolescente, definir eixos estratégicos que promovam a devida implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente e promover, qualificar e garantir a participação de adolescentes na formulação e no controle de políticas públicas.
A II Conferência Municipal além de aberta ao público deu direito aos adolescentes que participavam o direito a voz e voto garantindo a diversidade das ideias apresentadas.
Foram eleitos Maria Dilma, Ilke Itamar, Luzia Pereira, Jacy de Jesus, Robenildo dos Santos, Rosigleide Lima e os adolescentes Juscelino Oliveira, Keliane Santos, Edilma Santos, Edilene Martins, Marivânia Martins, Silvanice Ferreira, Lavinha Fernandes e Ellem Eva como Delegados. Assim, eles irão representar o nosso município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.


O MUNDO INTEIRO VAI VER MEU MUNICÍPIO COM BONS OLHOS!

Na última sexta-feira (23.04.2010) ocorreu no Auditório do Colégio Municipal de Barrocas a primeira Audiência Pública do Selo Unicef.
Compareceram ao evento cerca de 73 pessoas, dentre eles estivam presentes: o Conselho de Direito, o Prefeito José Almir, as Agentes Comunitárias de Saúde, Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos Municipais, Secretaria de Assistência Social, Secretária de Agricultura, Secretária de Saúde, Presidentes de Associações (Barrocas e Boa União), Conselheiros Tutelares, Funcionários da Saúde, Enfermeiras, Orientadoras do Pró Jovem, Igreja Católica, Assistentes Sociais, Psicóloga, Igreja Batista também tivemos a presença de representantes da UEFS e MOC.
No primeiro momento foi apresentado e discutida a nova metodologia sugerida na Edição do Selo Unicef 2009-2012 que tem como característica as permanências das ações que melhoram a vida das crianças e adolescentes. Também foi apresentado os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os Membros da Comissão Pró Selo e a Articuladora. Em seguida foram lançadas propostas para serem desenvolvidas durante os próximos três anos pelos presentes, foi um momento de bastante discussão ficando acordado que o Conselho de Direito (que irá se reunir no dia 27.04.2010) iria analisar e encaminhar para os diversos setores as ações priorizadas.
Confira as fotos do nosso evento no Álbum do nosso blog.





AUDIÊNCIA PÚBLICA

No dia 23 de Abril de 2010 no Auditório do Colégio Municipal de Barrocas, ocorrerá uma reunião com a presença de todos os representantes dos órgãos administrativos, entidades e pessoas que se preocupam com o bem estar das crianças e adolescentes do nosso município. Para discutirmos sobre a situação das nossas crianças e adolescentes.

Participe, você também é nosso convidado!



LANÇAMENTO DO SELO UNICEF

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, convocou no dia 08 de fevereiro de 2010, vários seguimentos da sociedade barroquense, tanto civil organizada com do poder público e também tivemos a presença do MOC. Se reuniram no CRAS com o objetivo de: analisar a situação da criança e adolescente no município de Barrocas; verificar as proposta do Selo Unicef na Edição de 2010; e mapear as ações que serão desenvolvidas para contribuir nesse processo de busca pela melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Várias foram às propostas e encaminhamentos e nós estaremos aqui divulgando e conferindo cada passo realizado.