quarta-feira, 18 de julho de 2012



A inclusão digital é uma prática que vem ganhando destaque nas estratégias governamentais, visando a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Tudo isso é importante, pois um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
Nesse sentido, são desenvolvidas ações governamentais no sentido de permitir a inclusão digital e, dentre essas estratégias, destaca-se o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
Nesse contexto, Barrocas foi contemplada com esse programa, com 13 escolas beneficiadas, sendo 11 da zona rural (Povoados de Minação, Rosário, Lagoa da Cruz, Ipoeira, Alto Alegre, Ouricuri, Nova Brasília, Ladeira, Alambique, Barreiras e Santa Rosa) e 02 da zona urbana (Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio e Grupo Escolar Agenor de Freitas).
Assim, essas escolas receberam do programa computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, o município investiu em estrutura adequada para receber os laboratórios e em capacitação dos educadores para uso das máquinas e tecnologias.
O ProInfo vem representando, portanto, um importante programa para ajudar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes nessas unidades de ensino, bem como para promover uma inserção desses alunos no mundo da tecnologia da informação, permitindo produzir e disseminar conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário